sábado, 9 de abril de 2011

Diabetes

A situação socieconômica, as modificações na dieta, sedentarismo e prevalência de obesidade são fatores desencadeantes de diabetes. Até ai, nenhuma novidade. A novidade é que mesmo não apresentando origens genéticas, a doença atinge não só jovens, mas a incidência entre crianças acentuou-se nas últimas décadas, assim como outras doenças contemporâneas. Os tipos de diabetes e sua classificação vai depender das circunstâncias presentes no momento do diagnóstico, e muitas pessoas apresentam mais de uma categoria, sendo assim, é muito mais importante previnir, e/ou tratar de maneira eficaz. Vamos falar um pouquinho sobre essa doença tão comum e perigosa.
Pré Diabetes
O pré diabetes compreende o estágio com algumas alterações da glicose; quando os resultados do teste de glicose em jejum ou de tolerância à glicose estão acima do normal, mas ainda não são considerados diagnóstico de diabetes. Pessoas com pré diabetes devem ser monitoradas rigorosamente, pois podem desenvolver diabetes no futuro.
Diabetes Tipo 1
Mais encontrada em crianças e adultos jovens, embora possa ocorrer em qualquer idade. Os indivíduos com essa doença em estágio de diagnóstico, normalmente estão magros e podem apresentar polidipsia (sede excessiva), perda de peso significativa e poliúria (micção excessiva). O inicio clinico do diabetes pode ser abrupto, mas a agressão patológica é longa e progressiva, e ainda há o inconveniente de sincronizar a ação da insulina com a alimentação.
Diabetes Tipo 2
O diabetes tipo 2 atinge até 95% dos casos e está presente muito antes de ser diagnosticada, neste caso a hiperglicemia (glicose em excesso no sangue) é desenvolvida gradualmente e, quase sempre, não é grave o suficiente em estágios iniciais para que o indivíduo perceba qualquer sintoma clássico, por isso o risco de envolver complicações é muito alto. O diabetes tipo 2 é mais comum entre indivíduos com faixa etária acima dos 30 anos, embora hoje em dia, ocorra com frequência em crianças e adultos jovens. A doença tem progressão lenta, e o tratamento necessário para controlar a hiperglicemia varia de acordo com o estágio da doença. Os portadores de diabetes tipo 2 não são dependentes de insulina, mas 40% dos casos irão necessitar de insulina  para o controle glicêmico adequado. O desenvolvimento de diabetes tipo 2 está fortemente associado a fatores do estilo de vida, sugerindo então que possa ser uma doença "evitável".
Diabete Gestacional
Qualquer grau de intolerância à glicose com início ou primeira identificação durante a gestação. Ocorre em 7% das gestaçõs, e geralmente é diagnosticado por volta do segundo ou terceiro trimestre, nesse estágio o tratamento deve ser feito para normalizar os níveis sanguíneos materno de glicose para evitar complicações ao bebê.
Outros tipos de diabetes estão associados à síndromes genéticas específicas, cirurgias, fármacos, desnutrição, infecções e outras enfermidades. Essa categoria pode representar de 1 a 5% de todos os casos de diabetes.
Para todos os tipos de diabetes o acompanhamento dos níveis de glicose, pressão arterial e peso é fundamental, e o acompanhamento multidisciplinar e a ajuda profissional do nutricionista é sempre indispensável para manter ou melhorar a qualidade de vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário