domingo, 13 de março de 2011

Sobre Nutrição

Vamos ao que interessa. A alimentação exerce grande influência sobre cada indivíduo. Sabe aquela velha frase "você é o que come", pois é, comece a levar isso a sério se quiser manter-se saudável, ou ainda recuperar sua saúde, pois o alimento é o "combustível" que nosso corpo precisa para funcionar. Pensando nisso me responda, você coloca qualquer combustível "coff coff" no seu carango? Creio que a resposta seja: Nããão. Então pense bem antes de dar aquela passadinha no drive thru do MC Donald's, pedir aquela promoção e ainda completar com mais R$ 0,50 seu pacotinho de batata frita.
Tá, concordo que o "negócio" é uma delícia, e que de vez em quando a carne é fraca, mas vamos combinar, o que tem de saudável ali além de meia dúzia de pedacinhos de alface e as sementinhas de gergelim?
Bom pessoal, todo mundo tá careca de saber, que uma dieta equilibrada consiste na qualidade, variedade e  quantidade de alimento, e que além da dieta, a prática de atividades fisícas é fundamental para manter seu organismo sadio.
Para você pensar um pouquinho antes de se acabar com uma barra de chocolate (olhar o rótulo sem-pre!), vai aqui, uma dica pra você calcular sua necessidade energética em kcal, porém essa dica só é valida para indivíduos saudáveis e eutróficos.
  1. Você precisa saber exatamente seu peso e altura.
  2. Agora você precisa saber qual seu nível de atividade física:                         
    Homens
    Mulheres
    1,0 = sedentário
    1,0 = sedentária
    1,11 = pouco ativo
    1,12 = pouco ativa
    1,25 = ativo
    1,27 = ativa
    1,48 = intenso
    1,45 = intensa
  3. Reta final. Agora você vai usar a seguinte fórmula:
Para homens com 19 anos ou mais:
662 - 9,53 X idade + nível de atividade física X (15,91 X peso +539,6 X altura)

Para mulheres com 19 anos ou mais:
354 - 6,91 X idade + nível de atividade física X (9,36 X peso + 726 X altura)

O resultado final é a sua necessidade diária de consumo em calorias (kcal) para manter em funcionamento seu organismo. Agora você precisa distribuir essas calorias nas refeições da maneira mais adequada possível, lembrando que o ideal é se faça de 5 á 6 refeições diárias com percentual de carboidratos entre 50 e 60% , proteínas entre 10 e 15% e lipídeos entre 20 e 30% não esquecendo os minerais e as vitaminas que não são armazenadas pelo organismo, por isso o consumo de frutas e verduras deve ser diário.
Ah! Já ia me esquecendo: muuuita água para garantir o bom funcionamento do intestino.


2 comentários:

  1. Liiii, adorei!!!
    Muito legal essa postagem de nutrição. Você englobou tudo direitinho de uma maneira bem tranquila de entender. Parabéns pelo blog!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá Adorei as dicas ! tanto de nutrição qto dos filmes...rsrs Te linkei e to seguindo...se puder , faça o mesmo.. bjinhuss Rô
    http://entreamigasbrechos.blogspot.com

    ResponderExcluir