sábado, 19 de março de 2011

Dietas



Pessoal,
Hoje em dia, devido a grande preocupação com a imagem e o crescente número de obesos na população mundial, algumas pessoas acabam recorrendo a dietas malucas que colocam em risco a saúde. É muito óbvil que se você fizer certas restrições como cortar carboidratos, gorduras e açúcares em geral, certamente você perderá peso. A questão é : este REGIME é adequado para você? 
Aquela "dieta da sopa" que saiu na revista, pode ter feito maravilhas para o corpitcho daquela famosa atriz global, mas como será que anda a saúde dela? Ou ainda, será que vai ter o mesmo resultado em você? Pode ser que sim. Pode ser que você consiga atingir seu objetivo e perder 3, 4, 5 kg ou  mais em poucos dias, é possível, mas isso pode comprometer severamente sua saúde.
Bom, sabia que se você estiver parado, dormindo, ou mesmo acordado sem fazer absolutamente nadica de nada, ainda assim você está gastando energia? Pois é, se você respira, tá vivo (ahã), se tá vivo está "queimando caloria" e essa "caloria" vêm do mínimo que seu corpo necessita para manter o conjunto de sistemas (circulatório, digestório, nervoso, linfático, etc) em funcionamento.
Para que você desconfie de toda e qualquer dieta onde a indicação em kcal seja menor do que seu organismo necessita, segue uma fórmula recomendada pela OMS, mas lembre-se, procurar ajuda de um profissional habilitado que possa fazer sua avaliação individual utilizando outros parâmetros de diagnóstico como exames clinicos e laboratoriais, é sempre o mais seguro.
Vamos lá. Lápis, papel e calculadora. O resultado dessa fómula simples é a sua necessidade mínima diária em kcal, menos que isso, é arriscar-se demais. E sempre vale lembrar que a dieta deve ser acima de tudo, qualitativa, com moderação principalmente nos açúcares, bebidas com álcool e gorduras.

Idade
Sexo
Estimativa mínima em kcal
18 á 30 anos
Feminino
(13,0 X peso) + (334 X altura) + 35
Masculino
(15,4 X peso) - (27 X altura) + 717
30 á 60 anos
Feminino
(8,7 X peso) - (25 X altura) + 865
Masculino
(11,3Xpeso) + (16 X altura) + 901
acima de 60 anos
Feminino
(9,2 X peso) + (637 X altura) - 302
Masculino
(8,8 X peso) + (1128 X altura) - 1071

Dica de filme
Maus Hábitos (drama bem pesado, introspectivo e nos traz uma reflexão do que nosso hábito alimentar diz a nosso respeito)...segue link pra quem quiser ver o trailer
http://www.youtube.com/watch?v=cTMiW8A28hk&feature=related

Fique sabendo
Você sabia que comparando 100gr de agrião cru com 100ml de leite, o agrião leva vantagem na quantidade de cálcio e ferro?
Em 100ml de leite a quantidade de cálcio é de 123 mg e ferro apenas traços, enquanto que, em 100gr de agrião cru a quantidade de cálcio é de 133mg e ferro 3,1mg.

Um comentário:

  1. Que legal a postagem Li, bem informativa. E gostei da figura tb hsuahsuahsua Tem tanta gente q faz isso... bjss

    ResponderExcluir