quarta-feira, 9 de março de 2011

Momentos...

Um jeitinho de aproveitar o tempo livre com os filhos é cozinhando (com eles, ou pertinho deles). Nesse processo de mistura aqui, adiciona ali, vamos descobrindo que o ato de cozinhar vai muito além do prazer de saborear o que se prepara, envolve emoções, afeto, carinho, paciência, dedicação e amor...Meu filho vinha pedindo para fazer um bolo (o bolo do milho da galinha, mas essa é uma outra história), então pensei: porque não deixar ele participar do preparo? Então depois de separar os ingredientes (quase como na Ana Maria Braga) chamei-o para pôr a mão na massa...literalmente...
E depois de muita farinha espalhada pela cozinha e o bolo já no forno assando, eu estava simplesmente ma-ra-vi-lha-da com os olhinhos dele contemplando, finalmente, o Bolo do Milho da Galinha....e, apesar de ter escapado um pedacinho da casca do ovo na massa (acidentes acontecem)  o resultado final foi um bolo delicioso e bagunça pra arrumar. Bem, chega de conversa;  lá vai a receita, é muito fácil e rápido.

Bolo de Milho (da galinha)

No liquidificador:
3 ovos inteiros (sem a casca :) )
1/2 xícara de chá de óleo (aproximadamente 125 ml)
1 xícara e 1/2 (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de leite...bater por uns 20 segundos, adicionar:
1 xícara (chá) de Milharina
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral ou refinada
1 colher cheia (sopa) de fermento em pó
1 lata de milho em conserva com a água.


Bater todos ingredientes, levar para assar em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos á 180º


Dica: bater todos os ingredientes separados, colocar o milho por útimo e bater ligeiramente, assim o bolo terá pedacinhos do milho. Depois de assado e frio polvilhar um pouquinho de açúcar refinado por cima. Outra dica é colocar o maridão pra deixar a cozinha em ordem...(essa dica, é a melhor)
______________________________________________________________________________
FANTA CASEIRA (será possível?)
Você vai precisar de:
3 cenouras médias com casca, lavadas e picadas
1 laranja com casca e sem as sementes, picada
suco de 3 limões
1 copo de água mineral gelada
açúcar á gosto
1 garrafa de água mineral (1L) com gás

Preparo:
Bater no liquidificador  a água, a laranja, as cenouras e o açúcar. Peneire esta mistura e acrescente o suco do limão e a água com gás bem geladinha . Sirva em seguida.
Esse "refrigerante" fica delicioso, engana qualquer criança pois fica praticamente igual a Fanta industrializada, e ainda é rica em vitamina A e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário